terça-feira, 3 de novembro de 2009

Afinal o que é RP???

Muitos acadêmicos de Relações Públicas, ao concluírem o curso ainda não conseguem conceituar a profissão quando são questionados por parentes, amigos ou até mesmo quando apresentam uma proposta de trabalho.

Este texto não tem a intenção de definir um novo conceito a Relações Públicas, mas sim de elucidar um pouco o que creio ser uma das principais causas da dificuldade encontrada por muitos ao se lançarem ao mercado de trabalho.

Para arriscarmos uma definição simplifica da de Relações Públicas precisamos conhecer o tradicional conceito desenvolvido pela ABRP e que é ensinado nas universidades do País.

A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada"

Este conceito elaborado em 1955 pela ABRP é Lindo, Sofisticado, muito bem redigido e finalmente INUTIL no atual mercado.

Quantos de vocês acadêmicos e profissionais de Relações Públicas diante da pergunta: O que é RP? Já estufaram o peito encheram os Pulmões e largaram um “Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo... Bla bla bla”. E o seu interlocutor balançou a cabeça para cima e para baixo e disse “Unrrum” com cara de quem não entendeu nada? Pois é exatamente essa reação que teríamos ao ouvir essa declaração se não fossemos RPs.

Você deve estar se perguntando o que responder quando receber esta pergunta (e você vai receber tenha certeza). Poderíamos dizer que relações publicas são administradores da comunicação, que somos os responsáveis pelo tratamento dos diversos públicos de uma empresa. Também já tentei isso e ouvi o tradicional “Unrrum”. Foi justamente ai que decidi criar a minha maneira de dizer o que é RP.

Quando sou questionado sobre o que é RP estufo o peito encho meus pulmões de ar e digo “Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo... Bla bla bla”. Brincadeiras a parte, a melhor forma que encontrei para definir Relações Públicas foi comparando-a a Publicidade.

A publicidade é a responsável por vender um produto ou a imagem de uma organização, são os publicitários que através de campanhas criativas informam ao consumidor que determinada empresa ou produto são bons. E fazem isso extremamente bem.

Já as Relações Públicas promovem o caminho inverso ao da publicidade, nossa principal função é conseguir que os Clientes, funcionários, comunidade digam que a empresa é boa.
Na publicidade a empresa divulga a idéia de que é boa, nas Relações Públicas são os clientes que divulgam a idéia de que a empresa é boa. Enquanto a Publicidade diz “BEBA COCA COLA” as relações Públicas trabalham para que o público diga que bebe Coca Cola. A publicidade cria Slogans como “NÃO É NENHUMA BRASTEMP”, as Relações Públicas se ocupam de desenvolver o conceito de que a Brastemp é superior as outras marcas.

Mas como fazemos isso? Simples, somos profissionais formados para compreender as necessidades e anseios dos públicos, sejam eles quais forem. Através de pesquisas, planos e projetos o Relações Públicas é capaz de entrar na mente e no coração do Público, tornando-o um formador e propagador de uma opinião positiva a respeito da organização.

As Relações Públicas aliada a publicidade, constroem imagens positivas e muitas vezes inabaláveis.

Para encerrarmos este texto vamos seguir a “febre” do momento e tentar resumir em 140 caracteres o que é RP.

RP é o profissional que conversa com o público, entende suas necessidades e cria projetos que garantam a imagem positiva de uma organização.

4 comentários:

Ocappuccino.com disse...

ótimo texto e para mim a frase 'RP é o profissional que conversa com o público, entende suas necessidades e cria projetos que garantam a imagem positiva de uma organização' resume perfeitamente, para mim rp é relacionamento (diálogo) e construção de imagem (percepção)

MATEUS
@ocappuccino

5 de novembro de 2009 às 00:36
Unknown disse...

Afinal...
Quem de nós acadêmicos ou profissionais já não escutou e falou “Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo..."
hehehe

mas concordo perfeitamente que "RP é o profissional que conversa com o público, entende suas necessidades e cria projetos que garantam a imagem positiva de uma organização"

Abraços
Marina

5 de novembro de 2009 às 14:25
Anônimo disse...

Entao eu estufo o peito pra dizer o conceito de RP, mas prefiro comparar com médico, enquanto o médico cuida da saúde de uma pessoa o Relações Públicas cuida da imagem que os públicos tem sobre uma determinada empresa.

Parabéns pelo blog!

6 de novembro de 2009 às 15:52
Felipe Greiner disse...

Ual! Ótimo post! Eu que estou esperando o resultado do vestibular para RP, elogio o seu artigo!

17 de dezembro de 2009 às 22:38

Postar um comentário